16 de julho de 2019
Abime
Políticas Públicas

Laboratórios de inovação são inaugurados na EE Caramuru e na DE Leste 5

Aplicar características arquitetônicas inovadoras e promover o uso de novas mídias são os objetivos desse novo conceito de sala aos estudantes da rede 

O Secretário da Educação do Estado de São Paulo, João Cury, inaugurou nessa sexta-feira, dia 21, os primeiros laboratórios de inovação da rede estadual de ensino: o “Edulab”, na Diretoria de Ensino Leste 5, e o “Inovação Lab”, na EE Caramuru. Esta escola foi escolhida graças ao desempenho de seu grêmio estudantil, o Ação Jovem, que é bastante atuante e tem uma boa integração com a direção da unidade.

A sala de inovação é uma proposta desenvolvida pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), adotada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE), com a coordenação pedagógica da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP). É um ambiente dedicado ao aprendizado, baseado no protagonismo do aluno, com equipamentos fundamentais para a realização de projetos e materialização de protótipos dos estudantes.


Nessa parceria, a FDE se responsabilizou pela concepção espacial, design do mobiliário, comunicação visual e implantação física na unidade escolar e na Diretoria de Ensino. Os projetos foram realizados com tecnologia BIM (Building Information Modeling), que une as informações e os detalhes do projeto de construção para criar um modelo 3D da obra.

A sala terá conexão Wi-Fi e dispositivos móveis (notebooks) para todas as atividades e contemplará as seguintes possibilidades de desenvolvimento: investigar, criar, desenvolver, interagir, colaborar e apresentar.

Ressignificar a sala de informática de uma escola estadual e aplicar a ela características arquitetônicas inovadoras, com metodologias ativas, e promover o uso de novas mídias são os objetivos deste projeto piloto. Os resultados orientarão uma possível expansão para toda a rede estadual. 

Fonte: FDE   | http://www.fde.sp.gov.br/

Postado por: ABIME | www.abime.com.br

Related posts

Instituto Ayrton Senna e MEC devem assinar acordo de cooperação

Carolina Sab

MEC realiza cursos de formação para professores da zona rural

Carolina Sab

Selecionados no Sisu podem fazer matrícula

Carolina Sab

Deixe um comentário