Abime
Inovação

Concurso seleciona jovens brasileiros para debater direitos das mulheres na França

Para representar o Brasil serão selecionados 2 jovens, que terão todas as despesas pagas, sendo um deles aluno da Aliança Francesa. É necessário ter nível linguístico da língua francesa equivalente ao B1

via G1

O Institut Français do Brasil, o Consulado da França no Rio de Janeiro e a Aliança Francesa no Rio de Janeiro estão selecionando candidatos para a edição 2019 do LabCitoyen, programa dedicado aos temas envolvendo os Direitos Humanos. A iniciativa vai selecionar 2 participantes brasileiros para debater coletivamente em francês o tema “Direito das mulheres: igualdade e cidadania” durante uma semana em Paris, do dia 30 de junho a 07 de julho.

O programa pretende atrair cerca de cinquenta jovens de diversas nacionalidades, engajados com o tema da cidadania, entre 20 e 26 anos, com um nível linguístico da língua francesa equivalente ao nível B1 (não é necessário ter diploma ou certificado da língua). As candidaturas devem ser enviadas por e-mail apenas até o dia 24 de março às 23h55, para o e-mail labcitoyen2019@gmail.com com o assunto “Candidatura LabCitoyen 2019”.

Os participantes francófonos vindo de cinco continentes discutirão juntos o tema da sétima edição do LabCitoyen, através de uma série de conferências, debates, mesas redondas e ateliê.

Para representar o Brasil serão selecionados 2 jovens, que terão todas as despesas pagas, sendo um deles aluno da Aliança Francesa. O critério importante de avaliação será o candidato demonstrar engajamento com cidadania (associativo, político, humanitário, civil ou sindical) em torno da temática “Direito das mulheres: igualdade e cidadania”.

A seleção final para concorrer ao LabCitoyen acontece no dia 16 de abril, na Bibliomaison do Consulado Geral da França e consistirá em uma apresentação de 15 minutos do projeto de cidadania do candidato, para um júri que terá direito a cinco minutos de perguntas. Os candidatos deverão ter disponibilidade para estar no Rio de Janeiro por conta própria. A apresentação será aberta ao público com entrada franca e dois candidatos brasileiros serão selecionados nesta ocasião.

Entre a temática central “Direito das mulheres: igualdade e cidadania”, o programa LabCitoyen abordará também os temas: Mulheres, participação política e cidadania; Igualdade profissional; Acesso à educação; Luta contra o assédio e as violências; Religião e direito das mulheres.

Para se inscrever no LabCitoyen os candidatos deverão enviar em francês, para o e-mail: labcitoyen2019@gmail.com com o assunto “Candidatura LabCitoyen 2019” os seguintes documentos:

•Um currículo (com no máximo 1 página) ,

•Cópia de um documento de identidade válido: passaporte, RG ou CNH (o passaporte será exigido posteriormente);

•A descrição do projeto cidadão do candidato que apresentará suas ações – passadas, em andamento, ou futuras – em favor do direito das mulheres (máx. 2 páginas). O candidato especificará os eventuais obstáculos encontrados na execução de suas ações e seu impacto no Brasil.

•Um vídeo de 3 minutos no máximo, onde o candidato responderá em francês a pergunta: Por que a questão do direito das mulheres te interessa pessoalmente? Este vídeo deverá ser publicado no Facebook em modo privado, e seu link de acesso deve estar presente na descrição do projeto.

Os candidatos que foram ou são alunos da Aliança Francesa deverão especificar no corpo do e-mail, assim como os que já estiveram na França, deverão dizer em qual contexto.

Fonte: G1| https://g1.globo.com

Postado por: ABIME | www.abime.com.br

Related posts

Disciplina ‘Felicidade’ será lecionada em cursos de graduação da UFSJ em Divinópolis

Carolina Sab

Experiências bem-sucedidas de educação infantil mostram possibilidade de avanço

Carolina Sab

Com yoga e meditação, creche estimula desenvolvimento integral das crianças

Carolina Sab

Deixe um comentário