7 de setembro de 2024
Abime
Notícias

BH: faculdades ainda avaliam retomada das atividades presenciais

atividades presenciais faculdades BH

Foto: Beto Novaes/EM/DA Press

Apesar do sinal verde dado pela Prefeitura de belo Horizonte, por meio decreto, as universidades e  faculdades não retomaram as atividades presenciais nesta segunda-feira (23/8). Instituições ainda avaliam o novo protocolo. As informações são do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG).

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no último sábado (21/08), no Diário Oficial do Município (DOM), o novo decreto com atualizações a respeito da capacidade total em salas de aula nos ensinos infantil, médio, técnico e superior.

As medidas, inseridas no contexto de controle da pandemia de COVID-19, já haviam sido anunciadas na semana passada, mas foram oficializadas com a publicação no DOM.

Quanto às aulas presenciais nas instituições de ensino, a distância entre os estudantes foi reduzida pela metade e passa a ser de 1 metro. Com isso, será possível a presença de mais alunos em salas de aula.

Uma orientação publicada no início de agosto pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos,  reduziu de dois para um metro o distanciamento entre os estudantes dentro dos colégios em cidades com mais de 400 infectados por 100 mil habitantes.  Segundo o decreto, o ensino superior poderá retomar o ensino presencial, a depender das faculdades. Aulas de nível técnico já podiam ser ministradas no regime in loco, porém, com a nova regra, não precisam mais enviar ofício à Secretaria Municipal de Saúde.

“As faculdades ainda não retornaram. Somente a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) encaminhou comunicado aos estudantes”, informou Zuleica Reis Ávila, presidente do Sinep-MG.  ”As demais estão avaliando os protocolos específicos para as instituições do ensino superior”, informou.

 

Veja os posicionamentos das faculdades sobre as atividades presenciais:

Una e Uni-BH 

Em resposta ao Estado de Minas, o Centro Universitário Una e o UniBH esclareceram que o ”segundo semestre já começou e está seguindo um modelo híbrido, alternando atividades presenciais e digitais síncronas, de acordo com as determinações dos órgãos governamentais e as instruções do plano estabelecido pelo Comitê Covid-19 do ecossistema”. Segundo a instituição, todas as medidas para um retorno seguro já foram providenciadas. PUCMinas 

A universidade informou, por meio de nota, que em relação às atividades práticas e laboratoriais, os diretores de institutos e faculdades da PUC Minas irão estabelecer, de imediato, um retorno organizado e seguro das referidas atividades, considerando os protocolos aprovados pela Vigilância Sanitária. ”Todas as orientações definidas nos documentos mencionados deverão ser observadas para a garantia de um retorno seguro e responsável das atividades presenciais na Universidade”, informou.

Newton Paiva  O Centro Universitário Newton Paiva informa que atualmente trabalha no plano de retomada das atividades presenciais a partir das disposições do decreto municipal. A programação de retorno será divulgada posteriormente. No momento, somente as atividades práticas e laboratoriais dos cursos de saúde são realizadas de forma presencial, atendendo a todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades municipais.

Fumec A Fumec informou que as aulas teóricas permanecerão no modelo remoto  utilizando os processos e plataformas on-line já estabelecidas. ”As atividades e disciplinas de natureza prática e laboratorial, que estavam suspensas, retornarão ao modelo presencial mediante planejamento de frequência no acesso ao campus. Essas aulas práticas para a área de saúde já estavam liberadas e retornaram no dia 9 de agosto.”

Já para os demais cursos, a Fumec informa que os laboratórios já se encontram adaptados para a nova realidade e os coordenadores de curso estão fazendo as escalas para o retorno gradual dos alunos. ”Fizemos adaptações em todo o campus para que todos que voltarem para as atividades laboratoriais presenciais possam estar seguros”, informou.

Fonte: Estado de Minas

Postado por Abime

Related posts

Pagamento das parcelas do Fies foram suspensas pelo MEC

ABIME

Aumenta interesse de estudantes por ensino superior, diz pesquisa

ABIME

Material escolar reaproveitado ajuda famílas a economizar nas compras

ABIME

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.