12 de janeiro de 2025
Abime
Políticas Públicas

Brasil celebra nesta sexta parceria com fundação científica da China

Parceria Bolsonaro a China

Fonte: Agência Brasil | agenciabrasil.ebc.com.br

Acordo foi assinado durante visita do presidente ao país asiático

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinou hoje (25) um acordo de colaboração internacional com a National Natural Science Foundation of China (NSFC). Esta é a primeira parceria acadêmica com a China. O convênio com a agência de fomento à pesquisa e inovação chinesa foi celebrado durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao país. O Brasil parceria com a China também vai beneficiar o programa Future-se, segundo a Capes.

“Eu a NSFC assinamos [o acordo] na presença dos dois presidentes. Como a Capes é a principal agência brasileira para internacionalização das universidades, é importante este novo acordo com o país que é o segundo produtor de ciência no mundo”, disse Anderson Correia.

Brasil Parceria com China

A parceria prevê intercâmbio acadêmico, educacional e científico entre professores, pesquisadores e pós-doutorandos de instituições brasileiras e chinesas. Também será apoiada a realização de seminários, workshops e conferências.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a parceria vai trazer mais recursos para o país: “O objetivo é fechar uma série de parcerias com a China, país que hoje é a locomotiva de crescimento do mundo, para trazer para o Brasil mais recursos, mais oportunidades e mais áreas de pesquisa para os estudantes buscarem um futuro melhor.”

Pelo Programa Institucional de Internacionalização da Capes, 11 instituições brasileiras têm projetos com 18 universidades chinesas.

O edital com detalhes da parceria deve sair em até 90 dias para as áreas Ciências da Vida, Biodiversidade e Engenharias. “Além de promover projetos conjuntos, devemos incentivar cátedras nas universidades dos dois países, facilitando a permanência de professores de alto nível nas melhores instituições de ensino e pesquisa”, completou Anderson Correia.

Fonte: Agência Brasil | agenciabrasil.ebc.com.br
Postado por:
Abime | www.abime.com.br

Related posts

Novo programa de qualificação profissional do MEC oferece seis mil vagas em cursos

ABIME

Governo sanciona lei que distribui alimentos adquiridos com recursos do PNAE

ABIME

Capes abre 1.800 novas bolsas em áreas estratégicas para os estados

ABIME

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.