4 de dezembro de 2024
Abime
Notícias

Educação Inclusiva: Ebook para fortalecer aprendizagem

educacao-inclusiva-ebook-para-fortalecer-aprendizagem

Desenvolvida coletivamente, obra lançada nesta quinta-feira, em Suzano, combate definições preconceituosas que criam estigmas

Professores da Diretoria de Ensino de Suzano lançam ebook sobre Educação Especial. Desenvolvida pelas equipes de Educação Especial e Língua Portuguesa, a obra “Um olhar formativo para os estudantes elegíveis aos serviços da educação especial numa perspectiva inclusiva”, celebrada na última quinta-feira (16), no Centro de Educação e Cultura Francisco Moriconi, objetiva combater o capacitismo e a invisibilidade, além de contextualizar, principalmente para os docentes, a forma com que o estudante com deficiência é enxergado pela comunidade escolar.

O processo de composição da obra, alinhada em parceria com os formadores da Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo) e do Demod (Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado), foi iniciado no final do primeiro semestre deste ano, em uma pesquisa online, realizada com aproximadamente 70 professores do ensino regular, como supervisores, diretores, vice-diretores e variadas classes de professores, como coordenadores, especializados, de classe hospitalar, de atendimento domiciliar e do ensino regular.

Os objetivos das professoras coordenadoras de Núcleo Pedagógico (PCNPs) Rogata Netto, de Educação Especial, e Ide Moraes, além de Lilian Knoblek, de Língua Portuguesa, e Rodrigo Benedito, de Tecnologia, foi propor uma “construção coletiva” a respeito do trabalho dos professores especialistas da Educação Especial na região. Ou seja, que todos pudessem inserir o olhar, a percepção e as orientações que atribuem ao estudante com deficiência para permitir que esse público-alvo valorize os sonhos e exerça o pertencimento nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

“Promover o empoderamento da pessoa com deficiência”

Para os envolvidos, é preciso pensar em enxergar a pessoa além de qualquer rótulo, como explicou Rogata. “Existe uma pessoa com potencialidades, por trás de uma deficiência. Não é justo, tampouco inteligente, negar esta evidência. Para que haja Educação Inclusiva, Ensino Colaborativo e pertencimento é primordial enxergarmos esses estudantes como sujeitos ativos no processo de aprendizagem. É o primeiro passo para que possamos combater definições preconceituosas que criam estigmas e demonstrar que é possível promover o empoderamento da pessoa com deficiência”, disse.

A PCNP da área de Educação Especial acrescentou que o ebook, que conta com ilustrações do professor de Arte e Interlocutor de Libras da DE, Uéberti Mendes Braghiroli, vai permitir ao professor ratificar o compromisso de se tornar pesquisador da própria prática para verificar o aprendizado dos alunos. “Quando falamos e pensamos em colaboração, acho interessante parar e ouvir como as outras pessoas enxergam o nosso trabalho. Podemos opinar e sugerir sobre as estratégias utilizadas durante o processo de aprendizagem. Assim, podemos ter mais subsídios para propor e realizar intervenções pedagógicas que vão favorecer a aprendizagem”, afirmou.

Durante o evento, houve homenagem aos técnicos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), Rosana de Paulo Pereira (Demod e do Centro de Apoio Pedagógico Especializado – Cape) e Jefferson Diego (Efape). Ambos atuaram como professores de Educação Especial da Diretoria de Ensino de Suzano. As formadoras da Efape, Doani Emanuelle e Tania Resende, que contribuíram com textos, também foram homenageadas.

Para Rosana Pereira, técnica do CAPE, foi um momento ímpar e um marco para a Educação Especial da região de Suzano. “Foi possível recapitular toda a minha trajetória e perceber a responsabilidade de todos os autores envolvidos. O ebook é resultado de uma boa gestão, que incentiva, orienta e forma professores capacitados a atuarem com êxito nas unidades escolares”, resumiu.

Fonte: Secretaria da Educação – Governo do Estado de São Paulo

Publicado por Abime

Related posts

Governo de SP anuncia retomada presencial no ensino superior em agosto

ABIME

Resultado da segunda chamada do ProUni está disponível

ABIME

Abertas inscrições para concurso de desenho da Bandeira Nacional em livros didáticos

ABIME

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.