10 de janeiro de 2025
Abime
Notícias Políticas Públicas

Malala envia carta a Rodrigo Pacheco pedindo foco na educação

Abime-malala-envia-carta-a-rodrigo-pacheco-pedindo-foco-na-educacao

Foto/Divulgação: Rovena Rosa

Ativista cobrou “uma agenda legislativa que priorize o financiamento contínuo da educação pública no Brasil”

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, uma carta em que pede políticas públicas que garantam a permanência de crianças e adolescentes na escola.

Segundo a Agência Senado, a carta foi lida durante uma sessão de debates no Plenário do Senado, nesta segunda-feira (21), pela coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, especialista em ciência política e uma das integrantes da Malala Fund no Brasil

A sessão especial está sendo realizada de forma virtual, com o tema “Busca Ativa: Toda Criança na Escola”. A senadora Leila Barros (Cidadania-DF) dirige os debates, que têm foco nas estratégias para garantir o retorno e a permanência de crianças, adolescentes e jovens nas escolas públicas brasileiras, depois da pandemia de Covid-19.

Na carta, Malala manifesta sua preocupação com a taxa de evasão escolar no Brasil, “que aumentou drasticamente desde o início da pandemia de Covid-19, especialmente entre as meninas”. Ela elogia os investimentos do Brasil “desde muitos anos”, mas aponta que a pandemia reverteu muitas conquistas, “com 10% dos alunos de 10 a 15 anos relatando que não irão retornar à sala de aula quando suas escolas reabrirem”.

Malala cobra “uma agenda legislativa que priorize o financiamento contínuo da educação pública no Brasil”. Ela também faz um apelo para que deputados e senadores “assumam compromissos ambiciosos pela educação das meninas, garantindo a implementação de mecanismos como o Fundeb e regulamentando o Sistema Nacional de Educação”.

Fonte: Cultura

Publicado por Abime

Related posts

Governo sanciona lei que distribui alimentos adquiridos com recursos do PNAE

ABIME

Alunos da rede estadual do Pará voltarão às aulas presenciais em 2021

ABIME

Escolas particulares reprovam esquema de volta às aulas da PBH: ‘Inviável’

ABIME

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.