9 de dezembro de 2019
Abime
Sala de Aula

Seis dicas que vão ajudar a conservar seus livros por mais tempo

Encapar, organizar em prateleiras e manter uma limpeza semanal são fundamentais para preservá-los

Muita gente sonha em ter prateleiras recheadas de livros dos mais diversos assuntos. No entanto, manter uma biblioteca pessoal requer muitos cuidados, já que as capas e as folhas acabam danificadas com o tempo.

Por esse motivo, separamos seis dicas simples que vão ajudar a conservar seus títulos mais importantes. Confira:

Organização

O local onde você guarda os livros é fundamental para a preservação do material. O ideal é tratá-los como amigos especiais, que merecem respeito e carinho.

Para isso, coloque as obras em estantes ou algum lugar de fácil acesso. Evite deixá-los com brinquedos, isso pode causar rasgos e danos ao livro.

Poeira

A limpeza também é fundamental para conservar seus livros. Evite o acúmulo de poeira que fica na estante e procure mantê-los limpos com um espanador de plumas pelo menos uma vez por semana.

Encapar

Procure revestir o livro com papel ou plástico. Além de conservar, você pode customizar ou envolver em plástico transparente, para manter as características originais da capa.

Manuseio

Regra básica para manter os livros em bom estado é não manusear com as mãos molhadas ou sujas. Lave e seque bem as mãos antes de começar a leitura.

Não dobrar

Para marcar uma página, utilize um marcador apropriado e procure não utilizar clips para isso, ele pode enferrujar e comprometer a conservação das páginas.

Orelhas

As orelhas nas páginas do livro são bastante comuns. Por isso, o ideal é que não se apoie braços e cotovelos na beirada dos livros e que esse cuidado siga durante todo o tempo em você estiver lendo.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Educação | http://www.educacao.sp.gov.br

Postado por: ABIME | www.abime.com.br

Related posts

Prevenção ao suicídio – como as escolas podem contribuir

julio_bessa

Erros para evitar na hora de colocar em prática um projeto de transformação da escola

Carolina Sab

Crédito estudantil próprio dobra em faculdades privadas

Carolina Sab

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.