19 de setembro de 2019
Abime
Inovação

Disciplina ‘Felicidade’ será lecionada em cursos de graduação da UFSJ em Divinópolis

Inspirada em modelo aplicado na Universidade de Harvard, proposta surgiu em função do aumento de casos de depressão e ansiedade dos alunos, segundo professor.

A partir de 2019, alunos dos cursos de Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Campus Centro-Oeste Dona Lindu em Divinópolis, contarão com a disciplina “Felicidade” na grade curricular.

A iniciativa foi inspirada na Universidade de Harvard e propõe a psicologia positiva na vida acadêmica dos estudantes.

De acordo com o professor Paulo Granjeiro, um dos idealizadores do projeto, a ideia de aplicar a disciplina surgiu em função do aumento de casos de depressão e ansiedade dos alunos.

“Resolvemos formar uma equipe de professores engajados em atitudes positivas para oferecer também para os nossos estudantes essa nova visão de vida e contribuir com o aumento da estima e confiança dos estudantes” disse.

Além dele, outros três professores da universidade ministrarão as aulas, que acontecerão toda terça-feira, das 17h15 às 18h15, a partir no primeiro semestre de 2019.

O conteúdo envolverá “A psicologia positiva”, “Os sete princípios – apresentação”, “O benefício da felicidade”, “O ponto de apoio e a alavanca”, “O efeito Tetris”, “Encontre oportunidades nas adversidades”, “A regra dos 20 segundos”, “Investimento social”; “O efeito propagador”, “Autoconhecimento”, “Energia Psíquica” e “Empatia e abstração”.

“Não seremos terapeutas e sim trabalharemos as atitudes e ações pessoais que podemos fazer para tornarmos pessoas mais felizes. Atitudes como exercitar a gratidão, praticar atividade física, meditar, exercitar o cérebro para atitudes positivas, buscar oportunidades nas adversidades dentre inúmeras atitudes que podemos fazer no nosso dia a dia. Isso será bom não só para a nossa felicidade e sucesso, mas para aumentar o bem-estar geral daqueles que nos rodeiam. ”

Serão distribuídas 15 vagas por curso. Os alunos interessados devem procurar o setor de matrículas no campus, que fica na Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400, Bairro Chanadour, em Divinópolis. Mais informações pelo telefone (37) 3690-4503.

Fonte: G1| https://g1.globo.com

Postado por: ABIME | www.abime.com.br

Related posts

A experiência de gamificação em uma escola pública brasileira

Carolina Sab

Professor do Quênia vence Nobel da Educação 2019

Carolina Sab

Escola de São Bernardo concorre a prêmio de aprendizagem criativa

Carolina Sab

Deixe um comentário