16 de julho de 2019
Abime
Políticas Públicas

Laboratórios de inovação são inaugurados na EE Caramuru e na DE Leste 5

Aplicar características arquitetônicas inovadoras e promover o uso de novas mídias são os objetivos desse novo conceito de sala aos estudantes da rede 

O Secretário da Educação do Estado de São Paulo, João Cury, inaugurou nessa sexta-feira, dia 21, os primeiros laboratórios de inovação da rede estadual de ensino: o “Edulab”, na Diretoria de Ensino Leste 5, e o “Inovação Lab”, na EE Caramuru. Esta escola foi escolhida graças ao desempenho de seu grêmio estudantil, o Ação Jovem, que é bastante atuante e tem uma boa integração com a direção da unidade.

A sala de inovação é uma proposta desenvolvida pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), adotada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE), com a coordenação pedagógica da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP). É um ambiente dedicado ao aprendizado, baseado no protagonismo do aluno, com equipamentos fundamentais para a realização de projetos e materialização de protótipos dos estudantes.


Nessa parceria, a FDE se responsabilizou pela concepção espacial, design do mobiliário, comunicação visual e implantação física na unidade escolar e na Diretoria de Ensino. Os projetos foram realizados com tecnologia BIM (Building Information Modeling), que une as informações e os detalhes do projeto de construção para criar um modelo 3D da obra.

A sala terá conexão Wi-Fi e dispositivos móveis (notebooks) para todas as atividades e contemplará as seguintes possibilidades de desenvolvimento: investigar, criar, desenvolver, interagir, colaborar e apresentar.

Ressignificar a sala de informática de uma escola estadual e aplicar a ela características arquitetônicas inovadoras, com metodologias ativas, e promover o uso de novas mídias são os objetivos deste projeto piloto. Os resultados orientarão uma possível expansão para toda a rede estadual. 

Fonte: FDE   | http://www.fde.sp.gov.br/

Postado por: ABIME | www.abime.com.br

Related posts

Inep abre inscrições para seleção e credenciamento de especialistas em tradução

Carolina Sab

Estudantes podem se inscrever no Sisu até sexta-feira, dia 07.

Carolina Sab

Frequência escolar de beneficiados pelo Bolsa Família bate recorde

Carolina Sab

Deixe um comentário