plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
22 de novembro de 2019
Abime
Saber Pedagógico

Filosofia para crianças e jovens

Livro ‘Deuses para Clarice ‘ filosofa por meio de uma narrativa marcada por diálogos

via Revista Educação


Autor de diversos livros que aplicam temas e conceitos da filosofia a situações cotidianas, o professor Clóvis de Barros Filho dirige-se a leitores mais jovens em Deuses para Clarice (Benvirá, 208 págs.).

A exemplo de diversos clássicos desse campo, é um livro de diálogos. Neste caso, entre o autor e sua filha. O ponto de partida se dá durante um almoço de família. Clarice diz que não está conseguindo acompanhar as aulas de filosofia na escola, e o pai se oferece então para ajudá-la. Depois, colegas da filha também participam da troca de ideias.

Como o título sugere, as conversas são recheadas por referências a deuses. Uma referência à “desordem” do mundo contemporâneo, por exemplo, conduz ao deus Caos, que inspirou todo um grupo de divindades. Elas viviam no “céu”, cuja ideia original não corresponde ao nosso entendimento da palavra – e então, ao explorar esse tópico, o livro tangencia temas religiosos.

“Do dueto entre pai e filha, nascem histórias ao gosto de hoje, divertidas”, escreve o jornalista Mario Vitor Santos no prefácio. “Contornam o anedótico. Incorporam as futilidades. Nenhuma curiosidade é omitida, muito menos censurada. O sabor geral tem o entusiasmo das primeiras histórias.”

Fonte: Revista Educação | http://www.revistaeducacao.com.br

Postado por: ABIME | www.abime.com.br

Related posts

Programa seleciona alunos de baixa renda para estudarem em escolas particulares

Carolina Sab

Inteligência emocional na sala de aula

Carolina Sab

Educação em casa não substitui escola, diz secretário do MEC

Carolina Sab

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.