plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
22 de novembro de 2019
Abime
Projetos

Inscreva os alunos em prêmio da Samsung que busca solucionar problemas locais e transformar o futuro

‘Respostas para o Amanhã’ recebe inscrições até 17 de junho. Prêmio é voltado a alunos do ensino médio da rede pública com professores das áreas de Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias

via Revista Educação

As inscrições para a 6ª edição do prêmio Respostas para o Amanhã já estão abertas e se encerram em 17 de junho. O prêmio é uma iniciativa da Samsung global e tem como proposta mobilizar professores e alunos do ensino médio da rede pública a desenvolveram projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica.

Os projetos devem ser inscritos por professores que lecionem nas áreas de Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias e cada um pode ter de 5 a 15 estudantes. A proposta é a criação de soluções inovadoras locais para melhorar a qualidade de vida das pessoas da região dos alunos.

Na primeira etapa, 20 projetos serão selecionados, caindo para 10 na segunda etapa e para três na final que será em São Paulo com as despesas pagas.

Ano passado foram mais de 1200 projetos inscritos e o tema dos três finalistas, um de Pernambuco, outro do Ceará e outro do Rio Grande do Sul, estavam ligados ao meio ambiente: “’Estudo sobre o efeito larvicida do líquido da castanha de caju em mosquitos hematófagos’’, ‘’Reflexologia Experimental de Cencrus echinatus e Jatropha gassypiifolia no desenvolvimento de culturas-alvo da agricultura familiar’’ e ‘’Estudo sobre o BCA: biossorvente da casca de arroz para remoção de metais da água de poço do litoral norte gaúcho.’’

Smartphone Samsung, notebook e TV da marca fazem parte da premiação.

“Dado interessante é que na última edição, os três projetos vencedores tiveram uma interação muito grande com a universidade. Os alunos tiveram a oportunidade de usar o laboratório, pisar em uma instituição de ensino” revela a gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil, Isabel Costa.

O prêmio Respostas para o Amanhã tem coordenação geral do CEPENC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Leia nossa entrevista com a gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil, Isabel Costa:

Educação: Qual a proposta do prêmio? O foco em Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias é por conta da defasagem brasileira nessas áreas?

Isabel: O prêmio é uma iniciativa global da Samsung e está presente em mais de 15 países com o mesmo foco: desenvolver e estimular iniciativas na educação que usam as Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias como impulsionadoras de projetos inovadores nas escolas pensando em soluções locais.

É uma forma de incentivar o professor a trabalhar dentro de uma metodologia científica, mas trabalhar o conceito e a abordagem usando esses aspectos das Ciências e suas Tecnologias de uma forma que eles conduzam junto aos alunos possibilidades de pensar ciência de forma mais ampla, pensando um pouco em solucionar problemas locais. A gente sabe que há desafios em nosso país nessa área e, de alguma maneira, o prêmio acaba sendo também um incentivador, estimulador de ideias e soluções.

Educação: Então o prêmio incentiva a criação de solução de um problema local e ainda incentiva tanto o professor quanto o aluno a criarem novas abordagens de aprendizagem na sala de aula.

Isabel: Isso. É mais uma ferramenta que o professor ganha para trabalhar disciplina e com temas que estão no dia a dia dos alunos. Muitos projetos que vêm sendo desenvolvidos agregam muito valor na comunidade que vivem esses jovens e, isso, de alguma forma contribui para o aprendizado e também para o protagonismo dos jovens, porque a escola acaba sendo um espaço comunitário e muito mais amplo que apenas a disciplina escolar curricular.

Dado interessante é que na última edição, os três projetos vencedores tiveram uma interação muito grande com a universidade. Os alunos tiveram a oportunidade de usar o laboratório, pisar em uma instituição de ensino.

Fonte: Revista Educação | http://www.revistaeducacao.com.br

Postado por: ABIME | www.abime.com.br

Related posts

Escola de Santo André usa teatro para promover imersão na literatura

Carolina Sab

Governo da Dinamarca oferece bolsas de estudo exclusivas para brasileiros

Carolina Sab

MEC cria grupo de juristas para analisar propostas ao Future-se

Carolina Sab

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.