plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
17 de novembro de 2019
Abime
Políticas Públicas

Um milhão de alunos têm acesso à internet por meio de programa do Governo Federal

Fonte: http://portal.mec.gov.br

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, participou, na tarde desta quarta-feira, 8, de uma videoconferência com a Escola Estadual Calunga I, na zona rural de Cavalcante (GO). A interação com os estudantes mostrou a efetividade do programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), que atingiu a marca de 1 milhão de alunos atendidos por internet banda larga.

No evento, ocorrido no Palácio do Planalto com a participação do Presidente da República Jair Bolsonaro e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Astronauta Marcos Pontes, foi anunciado que mais de 6.500 escolas rurais vão ser beneficiadas com a iniciativa até o mês de agosto.

A transmissão ao vivo, aberta ao público por meio do Facebook, tinha uma conexão por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). A Escola Estadual Calunga I conta, atualmente, com 466 alunos dos ensinos fundamental e médio.

Para Abraham Weintraub, o marco de mais de um milhão de alunos conectados à internet é emblemático. “Hoje em dia você precisa desenvolver as habilidades básicas de leitura, escrita, e saber fazer conta. No passado, tínhamos as bibliotecas. Conectado à Rede Mundial [internet], você tem acesso a tudo o que a humanidade conseguiu produzir. E essa iniciativa é fundamental para que os jovens brasileiros consigam, em qualquer lugar do País, se conectar a esse conhecimento global”.

O presidente Jair Bolsonaro conversou com os alunos e ressaltou que a internet vai ajudá-los, assim como milhares de outros jovens em todo o País, a construírem um futuro melhor por meio da educação. “O que os pais de vocês mais querem é que sejam melhores que eles. E o que pode mudar essa comunidade é o conhecimento. Estudei em uma escola muito parecida com a de vocês. Era uma escola pobre. Lá havia uma biblioteca e ia bastante. Agora vocês têm muito mais que uma biblioteca”, pontuou Bolsonaro.

Futuro – O ministro Marcos Pontes lembrou que precisou estudar muito para se tornar astronauta e fez questão de deixar uma mensagem pelo link ao vivo. “O que vocês podem fazer na vida é ilimitado. Daí podem sair médicos, engenheiros. Meu pai era servente de serviços gerais, mas consegui ser piloto após muito estudo. Minha mãe dizia que tudo se consegue, desde que estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você.”

Weintraub também lembrou aos estudantes de Cavalcante que a prioridade do Governo é investir cada vez mais na educação. “Nosso compromisso é entregar a melhor educação que o Brasil já teve. Queremos dar prioridade para os mais novos, uma educação infantil e creches que permitam a vocês chegarem ao espaço. O céu não é o limite.”

Gesac – O Governo Eletrônico

Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) é um programa do Governo Federal, coordenado pelo MCTIC, em parceria com o MEC e o Ministério da Saúde. Oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga – por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.

O Gesac é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

O MCTIC possui contrato com a Telebrás para prestação de serviço em regime continuado de transmissão bidirecional de dados. Até o momento, o já fez a instalação de conexão em 3600 pontos no território nacional, dos quais mais de 3 mil são escolas. As escolas integram o programa Educação Conectada, do MEC. Além disso, o Gesac atende instalações públicas como telecentros, bibliotecas, unidades de saúde, instalações das forças armadas, entre outros.

Fonte: http://portal.mec.gov.br  | Assessoria de Comunicação Social
Postado por: ABIME

Related posts

Número de inscritos para o Encceja 2019 tem aumento de 75%

Carolina Sab

Frequência escolar de beneficiados pelo Bolsa Família bate recorde

Carolina Sab

Assista, na íntegra, videoconferência sobre o Programa Escola do Adolescente

Carolina Sab

1 comentário

Emery Huguet 1 de outubro de 2019 at 09:52

Big fan of this blog, so thank you for your efforts! If anyone fancies writing an article for a fantabulous dog blog, please have a look at one of their more recent dog articles- visit this site, for an idea. Drop them a line at https://tuftoys.com/contact/ today 🙂

Responda

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.