23 de outubro de 2019
Abime
Gestão Escolar

Gestão escolar: Saiba tudo sobre principais conceitos e como desenvolver

Fonte: Pro Esc | www.proesc.com.br

A educação é uma das principais bases da sociedade. Com isso em mente, pode-se imaginar a grande responsabilidade que envolve as tarefas relacionadas à gestão escolar, ou seja, de uma escola, curso, creche ou universidade.

Elas envolvem um contingente imenso de informações e atividades, as quais é preciso analisar para descobrir a melhor forma de gerenciar todos esses processos escolares. Os segredos para assegurar a excelência do ensino ofertado são a qualidade e a eficiência de sua gestão.

Afinal, há mais coisas envolvidas do que apenas o ensino em si. O bom funcionamento de todas as operações do negócio deve permitir que os membros da comunidade acadêmica estejam sempre bem respaldados em suas práticas.

Ao longo deste artigo, é apresentado o conceito de o que é a gestão escolar e como ela funciona, seus pilares, suas vantagens e de que forma é possível auxiliar todos os segmentos da escola. Boa leitura!

O que é gestão escolar

Antes de nos aprofundarmos propriamente nas vantagens e nas funcionalidades propiciadas pela gestão escolar, é necessário conceituar o que é gestão escolar, de modo a melhor definir aquilo que a caracteriza.

A gestão escolar é uma espécie de modelo educacional elaborado pelas instituições de ensino. O intuito é impulsionar e coordenar diferentes dimensões das habilidades, dos talentos e, também, da dita competência educacional, aprimorando o ensino.

Vale ressaltar que tal conceito se diferencia de “administração acadêmica” ou “administração escolar”. O objetivo da gestão escolar é aplicar princípios e estratégias essenciais para ampliar a eficácia dos processos dentro da instituição e, assim, promover uma consistente melhoria do ensino ofertado aos estudantes.

Ao definir a gestão como elemento prioritário em seu escopo de ações, a escola adquire a capacidade de se concentrar na promoção do crescimento, da coordenação e da organização das condições básicas para afiançar um progresso sustentável.

Na gestão da escola, a preocupação é lidar com todos os aspectos pertinentes às rotinas educacionais. Seu foco primordial é a obtenção de resultados, de empenho na execução de uma liderança exemplar, de relevância do currículo e da participação ativa dos pais.

O que é a gestão escolar online

A gestão escolar online é a administração da educação utilizando tecnologias da informação. O gestor pode usar a internet  para gerenciar a secretaria de educação, escolas, alunos e professores. Existem alguns equipamentos e sistemas que podem ajudar na gestão escolar conectada, como:

  • Computadores
  • Tablets
  • Smartfones ou celulares
  • Notebooks
  • Smart tv
  • Roteador e rede wifi
  • Switch de rede
  • Rede 3G

O que é a gestão escolar participativa

A gestão escolar participativa é aquela em que a comunidade participa ativamente do planejamento, execução e fiscalização dos gastos dos recursos da escola. As decisões são tomadas pelo conselho escolar, formado por representantes dos pais, alunos, professores, coordenadores, secretários e diretores escolares.

O que é gestão escolar democrática

A gestão escolar democrática tem como principio a participação de toda a comunidade escolar na gestão da instituição de ensino. Isto requer o envolvimento de pais, alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, secretários de educação e até prefeitos.

Os 7 pilares da gestão educacional

Para que seja viável a construção da autonomia em todos os sentidos (financeiro, acadêmico, pedagógico, redução de custos, otimização de processos, aproveitamento do tempo etc.), a gestão escolar pode se assentar em 6 pilares norteadores, capazes de trazer autonomia em todos os sentidos. Veja quais são eles:

1. Gestão pedagógica da escola

Esse é o pilar mais importante de todos. Ele deve ser a prioridade máxima da instituição, uma vez que está direta e intimamente ligada à atividade-fim da empresa. Sendo assim, a gestão pedagógica está relacionada a elementos de máxima relevância, tais como:

  • GESTÃO PEDAGÓGICA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA FAZER
  • planejar e organizar o sistema educacional;
  • gerir os recursos humanos;
  • melhorar as práticas educacionais;
  • aprimorar as metodologias de ensino;
  • elaborar e implementar projetos pedagógicos;
  • definir metas para otimizar a relação de ensino/aprendizagem.

2. Gestão administrativa da escola

O objetivo principal da gestão administrativa da escola é gerenciar os recursos materiais, físicos e financeiros da instituição.

A gestão é responsável por cuidar do patrimônio e assegurar a coerência de sua utilização. Para garantir que sua atuação seja exemplar, é imprescindível:

  • Manter um estado de constante atenção às normas e leis educacionais;
  • Prezar pela manutenção dos bens da empresa;
  • Ter atenção com as atividades rotineiras da secretaria (e de outras áreas) e com operações pertinentes, de forma a ensejar um melhor trabalho do corpo docente.

3. Gestão financeira da escola

A funcionalidade da gestão financeira escolar consiste em gerir os recursos financeiros. Fica sob sua alçada, por exemplo, realizar um levantamento de todas as receitas e despesas, definir o destino dos recursos, fazer a distribuição apropriada do dinheiro de acordo com as demandas de cada atividade e setor etc.

A gestão escolar financeira competente é aquela capaz de garantir que todos os setores tenham suas demandas atendidas e possam funcionar de forma plena e satisfatória, contribuindo para que a organização alcance seus objetivos de negócios.

4. Gestão de recursos humanos da escola

Obviamente, a sua escola apresenta uma preocupação contínua com os seus recursos humanos. A gestão de RH envolve lidar com o corpo docente, o corpo discente, os pais e os funcionários.

O setor de recursos humanos deve prezar por uma boa relação com todo esse contingente de pessoas ligado direta e indiretamente aos processos da instituição. Contudo, o foco deve ser majoritariamente o engajamento e a motivação dos colaboradores, para que eles possam desenvolver as habilidades necessárias para a obtenção de um melhor desempenho da escola.

5. Gestão da comunicação da escola

A gestão de recursos humanos e a comunicação estão, de fato, conectadas uma à outra. Mas esta última diz respeito somente à comunicação realizada internamente na instituição.

Ela trata também da comunicação feita para além dos muros da escola, ou seja, com a comunidade exterior, com o “público”.

6. Gestão de tempo e qualidade do ensino

Por gestão do tempo, entendemos aqui o ato de estimular e proporcionar que todos os setores tenham condições de aumentar a produtividade. E, também, de fazer com que os procedimentos internos apresentem um elevado nível de excelência.

Nesse caso, os gestores devem organizar e coordenar o trabalho, de modo que a equipe obtenha um ótimo desempenho e, consequentemente, reduza ineficiências.

7. Controle acadêmico escolar

O controle acadêmico faz referência à gestão dos alunos, englobando:

  • Gestão de matrículas dos alunos
  • Gestão de documentos dos alunos
  • Gestão de transferência e remanejamento de alunos
  • Gestão das turmas dos alunos
  • Gestão dos diários dos professores
  • Gestão das notas dos alunos
  • Gestão da frequência dos alunos
  • Gestão da carga horária dos alunos
  • Gestão dos conteúdos ministrados pelos professores

Fonte: Pro Esc | www.proesc.com.br
Postado por: Abime |  www.abime.com.br

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