28 de fevereiro de 2020
Abime
Gestão Escolar

5 motivos porque os estudantes de hoje precisam de tecnologia na sala de aula

Abime-post-blog-5-motivos-porque-os-estudantes-de-hoje-precisam-de-tecnologia-na-sala-de-aula

A tecnologia está em todos os lugares e faz parte das nossas vidas. Ela influencia na forma como nos relacionamos, como compramos ou pagamos e, principalmente, como aprendemos algo novo. E quando pensamos nas novas gerações ela se faz ainda mais presente. Nesse contexto, um dos maiores desafios na área educacional é utilizar esses avanços tecnológicos em benefício do ambiente escolar. Estar aberto a esses novos formatos de aprender e ensinar é um ponto fundamental nesse processo de mudanças. Tudo começa com a adaptação do planejamento escolar para suprir a necessidade de inserir os novos formatos de aprendizado e tecnologia na sala de aula. Sua escola está aberta para essas mudanças?

Pensando nisso, listamos os cinco motivos do porquê sua escola precisa inserir a tecnologia na sala de aula.

1 – Tecnologia ajuda os professores a prepararem os alunos para o ambiente do mundo real

Em um mundo no qual a tecnologia faz parte do dia a dia de todos e principalmente das novas gerações, é papel da escola incentivar os alunos a obterem o melhor desse cenário. Prepará-los para o ‘futuro’ é uma das maiores dificuldades encontradas hoje no ambiente escolar, e ao mesmo tempo é o que torna essa missão tão crucial para as escolas que querem se destacar.

Lidar com a tecnologia de uma forma saudável é uma passo importante na formação social e profissional dos estudantes. Logo o investimento nessa integração entre “tecnologia + sala de aula” é um ponto crucial para aqueles que buscam se destacar em seus mercados.

 

2 – Novos formatos para trabalhar conteúdos melhoram a didática utilizada em sala

É fato que as novas gerações respiram tecnologia, e a internet é o motor propulsor dessa interação. Por meio dela eles podem, em um clique, visitar lugares, conhecer novas culturas ou ler um livro. E por que não utilizar esse hábito a favor dos professores na sala de aula?

O ambiente online fornece inúmeras formas de transmitir a matéria fugindo das formas tradicionais. Aplicativos, sites e games são excelentes ferramentas para ensinar conteúdos de forma inovadora e sem perder a didática.

 

3 – A interação entre os alunos aumenta em um ambiente tecnológico

Ao renovar os formatos de entrega do conteúdo, o reflexo imediato é o aumento da receptividade dos estudantes. Na prática, podemos notar que a interação na sala de aula aumenta, incentivando a colaboração entre eles. Atividades comuns como trabalhos em grupos passam a ter outra dinâmica em um ambiente que incentiva o uso de novas ferramentas.

Claro que essas alterações precisam ser graduais e sempre baseadas em avaliações constantes. Cada turma pode receber o novo formato de uma maneira e cabe aos professores e gestores escolares avaliarem os resultados e possíveis melhorias no processo.

 

Fonte: Clip Escola

Postado por Abime | www.abime.com.br

Related posts

Capes abre 1.800 novas bolsas em áreas estratégicas para os estados

Carolina Sab

Programa de Estágio no Japão seleciona professores da rede

Carolina Sab

MEC participa de Comitê de Segurança Alimentar Mundial da FAO

Carolina Sab

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.