4 de julho de 2020
Abime
Notícias Projetos Sala de Aula

Textos de jovens finalistas da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa viram livro

“… Da janela de minha casa, vejo lágrimas tristes escorrendo pelo rosto de quem perdeu um ente querido na barragem que se rompeu…”, versa a aluna da EM José Maria Alkmim, Belo Horizonte, MG, Nicole Rodrigues em um trecho de seu poema Da janela de Minas. O texto de Nicole é um dos 135 produzidos pelos finalistas da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada em 2019 e que se transformaram em um e-book gratuito.

Sob o tema “O lugar onde vivo” — e que leva o nome do livro — estudantes do 5º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio das redes públicas do Brasil escreveram poesias, crônicas, memórias literárias, artigos de opinião e produziram documentários.

Pequenos grandes autores

6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu mais de 40 mil textos e documentários de estudantes de 42.086 escolas e apenas 172 foram para a semifinal, onde participaram de encontros em São Paulo envolvendo passeios culturais, palestras, debates com artistas, escritores e atividades pedagógicas.

Desse total de jovens, 28 venceram e os professores destes alunos também foram reconhecidos com uma imersão pedagógica internacional. A Olimpíada é realizada pelo Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) que também orienta os professores a desenvolverem a leitura e a escrita em seus alunos pelo portal Escrevendo o Futuro.

Fonte: Revista Educação

Postado por Abime | www.abime.com.br

Related posts

STEM ou STEAM: Para que serve o ensino de Arte?

julio_bessa

Palestras gratuitas para professores de idiomas – SP

Carolina Sab

Prefeitura do Cantá abre seletivo com 138 vagas para Educação

julio_bessa

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.