1 de junho de 2020
Abime
Notícias Calendário Escolar

Bolsonaro diz que Enem pode ser adiado ‘um pouco’, mas que deve ocorrer ainda em 2020

Presidente afirma que está em contato com o ministro da Educação para discutir um possível adiamento da prova. Por enquanto, datas estão mantidas para novembro.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (13), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser adiado “um pouco”, mas que precisa ser realizado ainda em 2020. Por enquanto, a avaliação está marcada para as seguintes datas:

  • 1º e 8 de novembro: versão presencial
  • 22 e 29 de novembro: versão digital (inédita)

Os pedidos de mudança do cronograma ocorrem por causa da suspensão das aulas presenciais, durante a pandemia do novo coronavírus. Entidades estudantis, universidades e colégios federais pedem o adiamento do exame, alegando que o ensino à distância agrava a desigualdade entre os candidatos.

Segundo as instituições, aplicar as provas em novembro seria injusto com os participantes mais pobres, que têm enfrentado dificuldades no ensino remoto: falta de computadores ou de acesso à internet, para assistir às aulas on-line; ausência de merenda; problemas na comunicação com os professores ou falta de espaço adequado, em casa, para estudar.

Em entrevista, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, havia dito que, “por enquanto”, as datas do Enem estavam mantidas.

Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada, cogitou o adiamento:

“Estou conversado com o Weintraub [Abraham, ministro da Educação]. Se for o caso, atrasa um pouco, mas tem que ser aplicado esse ano”, disse o presidente.

Saiba mais sobre as incrições.

Fonte: G1

Postado por: Abime | Abime.com.br

Related posts

Interessados já podem enviar solicitação para justificar a ausência e a isenção da taxa para o Enem 2020

julio_bessa

Período para pedido de isenção de taxa em inscrição do Enem termina nesta sexta, 17

julio_bessa

MEC autoriza ensino a distância em cursos presenciais

julio_bessa

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.