10 de agosto de 2020
Abime
Notícias

15 universidades brasileiras com cursos online gratuitos para estudar em casa

Abime-15-universidades-brasileiras-com-cursos-online-gratuitos-para-estudar-em-casa

Estudar é uma das formas que as pessoas estão encontrando para se ocupar ou se distrair durante o período de quarentena devido à pandemia do coronavírus. E muitos aproveitam que as universidades possuem cursos online gratuitos para dar uma ampliada nos conhecimentos e até no currículo.

Mesmo que o período de muitas tensões não seja dos mais propícios para muita gente conseguir ser produtiva, realizar aulas pode ser uma maneira de distração para passar o tempo em casa. A procura por cursos tem sido grande, principalmente pelos oferecidos pelas principais universidades brasileiras.

15 universidades que oferecem cursos online e gratuitos

Neste post, a Revista Quero selecionou algumas das principais instituições de ensino superior do Brasil que oferecem cursos online e sem custo para a população. Veja abaixo:

USP:

Universidade de São Paulo (USP) conta com uma plataforma de cursos online que aborda os mais diversos tipos de conteúdo. São videoaulas no canal próprio e no YouTube e cursos com certificado (que podem ter um custo para emissão) disponíveis para todas as áreas do conhecimento.

Unicamp:

Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o MOOC GGTE – Unicamp é uma plataforma elaborada pela comunidade acadêmica da universidade que oferece diversos cursos gratuitos para que estudantes e toda a população amplie conhecimentos. Entre as aulas, é possível destacar os cursos “Educação para Africanidades: Formação para a Cidadania” e “7 lições para a produção de textos”. Acesse o MOOC GGTE da Unicamp.

PUCRS:

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) possui uma das plataformas para cursos digitais mais modernas entre as universidades brasileiras. E no meio dos cursos de formação, pós-graduação e MBA EaD, há os cursos online e gratuitos que também emitem certificado.

FGV:

Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece mais de 50 cursos online e gratuitos abertos para toda a população. Com duração entre duas e 30 horas e declaração de conclusão ao final, os cursos são de dez áreas do conhecimento diferente.

Estácio de Sá:

A Universidade Estácio de Sá está com cursos online gratuitos para que estudantes possam experimentar a plataforma digital da instituição. As aulas são de diversas áreas e podem ser acessadas na plataforma de cursos gratuitos da Estácio.

Anhembi Morumbi:

Universidade Anhembi Morumbi possui uma plataforma digital de Cursos Livres. No período da quarentena, é possível encontrar no site 16 cursos gratuitos de diversas áreas que possuem carga horária entre uma e três horas de duração. A lista pode ser acessada no site de cursos livres da Anhembi Morumbi.

Unicsul:

A Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) conta com uma plataforma liberada durante a quarentena com mais de 50 cursos online e gratuitos livres para acesso. São diversas as áreas, que vão de Jogos, Comunicação e Direito, até Administração, Design e Saúde, e podem ser encontradas na plataforma virtual da Cruzeiro do Sul.

Mackenzie:

Universidade Presbiteriana Mackenzie está oferecendo 12 trilhas de aprendizagem para parte de seus cursos de pós-graduação a distância (EaD). As aulas são de diversas áreas, como controladoria, direito, gestão de pessoas e negócios, literatura e marketing. Podem ser feitas por qualquer interessado. Para saber mais, acesse a página do Mackenzie sobre os cursos gratuitos.

Unesp:

Unesp Aberta, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), é uma iniciativa de conteúdos livres e gratuitos que possui mais de 70 temas para estudo nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas.

ITA:

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) oferece por meio da plataforma Coursera diversos cursos online preparados e lecionados por professores da instituição.

Universidades federais brasileiras com cursos online e gratuitos

Diversas universidades federais possuem plataforma digital aberta ao público. Veja algumas:

Universidades com cursos superiores a distância

Procurando cursos online? Que tal buscar uma graduação a distância (EaD) e se preparar para ingressar no mercado de trabalho? Cursos de nível superior podem ser uma das melhores oportunidades para começar uma carreira profissional.

Veja algumas universidades que possuem cursos a distância e podem ser acessadas com bolsas de estudo:

Related posts

Covid-19: BID apresenta propostas para volta às aulas

julio_bessa

Vestibular 2020.2 da Ibmec Rio está com inscrições abertas

julio_bessa

Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado

julio_bessa

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.