17 de janeiro de 2021
Abime
Gestão Escolar

Gestão escolar 2021: Quais as prioridades para o próximo ano letivo?

Gestão escolar 2021

Confira algumas tendências para a gestão escolar 2021 e descubra o que deve ser prioridade no planejamento do próximo ano letivo.

Uma coisa é fato: nenhuma escola estava preparada para lidar com o tipo de ano letivo vivido em 2020. A pandemia do coronavírus alterou completamente o plano de aulas criado para cada turma, e a adaptação precisou ocorrer de maneira rápida.

A gestão pedagógica passou a procurar por recursos e ferramentas digitais para garantir que seus alunos pudessem ter o ensino remoto, diretamente de suas casas. Também foi preciso pensar na adaptação de alunos e professores a este modelo de aulas.

Já a gestão escolar administrativa lidou com desafios como a inadimplência, negociação de contas e com a instabilidade da situação somada às decisões de voltar ou não com as aulas presenciais.

O final do ano vai chegando e junto disso surgem muitas perguntas a gestores e diretores de escolas. Como organizar e planejar o próximo ano letivo? O que é prioridade para Gestão escolar 2021?

Para responder estas perguntas e ajudar você a se preparar para o ano que vem e para o cenário pós-pandemia, criamos este post! Nele você vai encontrar:

  • LGPD e os dados de sua escola
  • Segurança e higienização
  • Ensino híbrido na sua escola
  • Avaliação do aprendizado dos alunos
  • Gestão escolar sem papel

Faça uma boa leitura para iniciar o seu planejamento para o ano letivo de 2021:

O cenário da gestão escolar 2021

LGPD para a segurança de dados em sua escola

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) impacta diretamente na gestão dos dados arquivados pela sua escola e traz sanções para quem desrespeitar suas diretrizes.

Como previsto na Lei 14.010/20, as sanções da LGPD entram em vigor a partir do dia 1º de agosto de 2021. Por isso uma das prioridades para sua gestão é lidar com esta novidade.

É importante começar a requisitar para seus professores, alunos, pais e responsáveis, a permissão para armazenar dados, especificando muito bem como estas informações serão utilizadas.

Higienização para a segurança de seus alunos e da equipe da escola

Em 2021 muitas pessoas passaram a andar com álcool em gel na bolsa, lavando muito bem as mãos para evitar que fossem infectados pelo coronavírus.

A higienização acabou se tornando um hábito frente a uma necessidade. É importante que sua escola leve isso em consideração no pós-pandemia. Algumas medidas de segurança deverão passar a fazer parte da gestão escolar 2021, como:

  • As salas de aula precisarão se manter mais arejadas com janelas e portas abertas;
  • O número de alunos por sala de aula terá de ser reduzido, para evitar salas de aula muito lotadas;
  • Álcool em gel deverá ser disponibilizado em diferentes ambientes da escola para que os alunos e a equipe da escola possam manter as mãos higienizadas.

É importante que sua gestão escolar já comece a se organizar para que estas questões não sejam uma surpresa no início do ano que vem.

Implantação do ensino híbrido em sua escola

O futuro da educação pós-pandemia é o ensino híbrido, por isso é hora de se adaptar e começar a implementar este formato de aulas em sua escola.

O ensino presencial traz muitas vantagens, porém, as aulas online também possuem benefícios. O ensino híbrido permite reunir o melhor de ambas as opções.

Mas é preciso se organizar para implantar isso em sua escola. Primeiramente é preciso conferir a BNCC e adaptá-las às demandas online.  Existem algumas diretrizes gerais que podem ser facilmente implantadas.

O próximo passo é procurar por ferramentas que possam ser facilmente utilizadas pelos alunos e professores da sua escola, para promover aulas e propostas de ensino híbridas.

Avaliação do aprendizado de seus alunos

Durante 2020 os alunos de sua escola aprenderam através de aulas online. E a falta de um contato mais direto com os professores, como se tem nas aulas presenciais, pode ter atrapalhado o aprendizado de alguns deles.

Afinal, o processo de adaptação das aulas online ocorreu de forma  diferente para cada um deles, o que pode ter sido mais difícil para certos alunos do que para outros.

Por isso mesmo será preciso encontrar diferentes maneiras de realizar uma avaliação dos conteúdos estudados durante o período de quarentena com as aulas a distância.

Ao realizar estas avaliações, o professor saberá quais conteúdos realmente foram aprendidos e quais deverão ser retomados em sala de aula.

Na hora de planejar as aulas para o ano letivo de 2021, é preciso considerar que uma aula ou mais, serão usadas para revisões.

Conclusão

É hora de aproveitar o momento e começar a planejar o ano letivo com a gestão escolar 2021, considerando todo o cenário de pós-pandemia.

Fonte: Sponte

Postado por Abime

Related posts

Maioria dos professores aprende sozinha sobre tecnologia

Carolina Sab

Projeto Philos – amigo da biblioteca distribui mais de 400 licenças de uso do software para gestão de bibliotecas escolares

Carolina Sab

Professor Carlos Alberto Decotelli é o novo presidente do FNDE

Carolina Sab

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.