13 de junho de 2021
Abime
Notícias Saber Pedagógico

Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância é lançado

Abime-centro-pesquisa-primeira-infancia

Com direção do economista do Insper, Naercio Menezes Filho, pesquisadores acompanharão crianças na primeira infância para produzir evidências, além de promover treinamentos a profissionais e estudantes. Aperfeiçoar políticas públicas é um dos principais objetivos

 

O Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI) acaba de ser lançado. Com sede no Insper, em SP, a iniciativa surge com o objetivo de produzir evidências para aperfeiçoar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de crianças nos seis primeiros anos de vida. Ações preventivas adotadas nessa fase, denominada primeira infância, podem gerar impactos que vão acompanhar a criança ao longo de sua vida, não só na saúde, mas nos aspectos comportamentais, desempenho escolar e futuro profissional.

A saber, o centro planeja desenvolver uma plataforma para armazenar informações coletadas em uma amostra de crianças e integrá-las a registros administrativos de educação e saúde. Alimentada por meio de aplicativos, ela poderá ser acessada por profissionais e gestores públicos, que serão incentivados a utilizar os indicadores na elaboração de políticas públicas.

O CPAPI também pretende promover a capacitação de profissionais nas áreas de saúde, educação e assistência social, bem como de estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação. Os públicos são distintos, contudo, o objetivo é um só: aprimorar e difundir o conhecimento acerca dos impactos de um desenvolvimento infantil saudável.

 

Organização

Vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o centro de pesquisa é uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI)que é formado pelas seguintes organizações: Center on the Developing Child da Universidade Harvard, David Rockefeller Center for Latin American Studies, Faculdade de Medicina da USP, Fundações Bernard van Leer e Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper e Porticus América Latina.

Em resumo, o CPAPI será dirigido por Naercio Menezes Filho, que é coordenador da Cátedra Ruth Cardoso no Insper e do Comitê Científico do NCPI, além de lecionar na FEA-USP. Também atuarão como pesquisadores principais do centro Anna Maria Chiesa, Daniel Domingues dos Santos, Helena Brentani, Maria Beatriz Martins Linhares e Rogério Lerner.

Fonte: Revista Educação

Postado por Abime Abime-volta-as-aulas-para-fevereiro

Related posts

Ministro da Educação atribui ‘dificuldade extra’ no orçamento a decisão do Congresso; cortes são ‘opção política’, dizem deputados

julio_bessa

Novas diretrizes para a educação bilíngue no Brasil

julio_bessa

UFSJ inicia pré-matrícula online da segunda chamada do Sisu 2021

julio_bessa

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.