17 de maio de 2021
Abime
Sala de Aula

Características de um bom professor

Abime-caracteristicas-bom-professor

Quais são as características de um bom professor? As respostas são de gestores, professores e estudantes ouvidos em pesquisa do Instituto Península

O que é um bom professor e o que ele deve ser capaz de fazer para garantir a aprendizagem de seus alunos é tema de uma pesquisa inédita do Instituto Península feita com 2.232 estudantes, 63 professores e 14 gestores em cinco escolas estaduais de São Paulo com Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) acima da média nacional.

Quando inquiridos sobre quais são as características de um bom professor, os resultados foram:

Um bom clima de aula foi apontado por 95% dos educadores. Para isso, a pesquisa indica aplicar e respeitar normas da escola, tratar todos de maneira igualitária, promover resolução de conflitos, manter a calma na sala e promover um ambiente de coleguismo e solidariedade.

Para 93%, aprimorar conhecimento ao longo da vida é fundamental; dominar o conteúdo e saber ensinar são importantes para 87%. Já dedicar tempo periodicamente para planejar as aulas foi colocado por 83% das pessoas escutadas.

Apenas 28% sabem que precisam agir coletivamente com seus colegas, o que demonstra uma falta de engajamento e de troca. Segundo a pesquisa, estimular intencionalmente um ambiente de colaboração entre os profissionais da educação, de maneira estruturada e formalizada, poderia ser relevante para a construção de um aprendizado coletivo dos profissionais dentro da escola.

E para os alunos?

Um bom professor para 85% dos alunos é aquele que sabe organizar as atividades, percebe as dificuldades de aprendizagem deles, ajuda a refletir para tratar a todos com cuidado e respeito, dá liberdade para que façam perguntas e emitam opinião, além de respeitar suas ideias e sugestões.

 

Fonte: Revista Educação

Postado por Abime Abime-volta-as-aulas-para-fevereiro

Related posts

52% das instituições de educação básica usam celular

julio_bessa

Alfabetização no ensino remoto: isso funciona? Veja o que dizem especialistas

julio_bessa

Crédito estudantil próprio dobra em faculdades privadas

julio_bessa

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.