19 de setembro de 2021
Abime
Notícias

BH: faculdades ainda avaliam retomada das atividades presenciais

atividades presenciais faculdades BH

Apesar do sinal verde dado pela Prefeitura de belo Horizonte, por meio decreto, as universidades e  faculdades não retomaram as atividades presenciais nesta segunda-feira (23/8). Instituições ainda avaliam o novo protocolo. As informações são do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG).

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no último sábado (21/08), no Diário Oficial do Município (DOM), o novo decreto com atualizações a respeito da capacidade total em salas de aula nos ensinos infantil, médio, técnico e superior.

As medidas, inseridas no contexto de controle da pandemia de COVID-19, já haviam sido anunciadas na semana passada, mas foram oficializadas com a publicação no DOM.

Quanto às aulas presenciais nas instituições de ensino, a distância entre os estudantes foi reduzida pela metade e passa a ser de 1 metro. Com isso, será possível a presença de mais alunos em salas de aula.

Uma orientação publicada no início de agosto pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos,  reduziu de dois para um metro o distanciamento entre os estudantes dentro dos colégios em cidades com mais de 400 infectados por 100 mil habitantes.  Segundo o decreto, o ensino superior poderá retomar o ensino presencial, a depender das faculdades. Aulas de nível técnico já podiam ser ministradas no regime in loco, porém, com a nova regra, não precisam mais enviar ofício à Secretaria Municipal de Saúde.

“As faculdades ainda não retornaram. Somente a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) encaminhou comunicado aos estudantes”, informou Zuleica Reis Ávila, presidente do Sinep-MG.  ”As demais estão avaliando os protocolos específicos para as instituições do ensino superior”, informou.

 

Veja os posicionamentos das faculdades sobre as atividades presenciais:

Una e Uni-BH 

Em resposta ao Estado de Minas, o Centro Universitário Una e o UniBH esclareceram que o ”segundo semestre já começou e está seguindo um modelo híbrido, alternando atividades presenciais e digitais síncronas, de acordo com as determinações dos órgãos governamentais e as instruções do plano estabelecido pelo Comitê Covid-19 do ecossistema”. Segundo a instituição, todas as medidas para um retorno seguro já foram providenciadas. PUCMinas 

A universidade informou, por meio de nota, que em relação às atividades práticas e laboratoriais, os diretores de institutos e faculdades da PUC Minas irão estabelecer, de imediato, um retorno organizado e seguro das referidas atividades, considerando os protocolos aprovados pela Vigilância Sanitária. ”Todas as orientações definidas nos documentos mencionados deverão ser observadas para a garantia de um retorno seguro e responsável das atividades presenciais na Universidade”, informou.

Newton Paiva  O Centro Universitário Newton Paiva informa que atualmente trabalha no plano de retomada das atividades presenciais a partir das disposições do decreto municipal. A programação de retorno será divulgada posteriormente. No momento, somente as atividades práticas e laboratoriais dos cursos de saúde são realizadas de forma presencial, atendendo a todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades municipais.

Fumec A Fumec informou que as aulas teóricas permanecerão no modelo remoto  utilizando os processos e plataformas on-line já estabelecidas. ”As atividades e disciplinas de natureza prática e laboratorial, que estavam suspensas, retornarão ao modelo presencial mediante planejamento de frequência no acesso ao campus. Essas aulas práticas para a área de saúde já estavam liberadas e retornaram no dia 9 de agosto.”

Já para os demais cursos, a Fumec informa que os laboratórios já se encontram adaptados para a nova realidade e os coordenadores de curso estão fazendo as escalas para o retorno gradual dos alunos. ”Fizemos adaptações em todo o campus para que todos que voltarem para as atividades laboratoriais presenciais possam estar seguros”, informou.

Fonte: Estado de Minas

Postado por Abime

Related posts

Apenas Pará, RJ, RS, SC e SP têm previsão para reabrir escolas da rede estadual: veja a situação na sua região

julio_bessa

Volta às aulas nas universidades federais será com ensino remoto, diz associação

julio_bessa

MEC alerta em ofício que Enem 2021 pode ser suspenso por falta de recursos

julio_bessa

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.