A tecnologia está em todos os lugares e faz parte das nossas vidas. Ela influencia na forma como nos relacionamos, como compramos ou pagamos e, principalmente, como aprendemos algo novo. E quando pensamos nas novas gerações ela se faz ainda mais presente. Nesse contexto, um dos maiores desafios na área educacional é utilizar esses avanços tecnológicos em benefício do ambiente escolar. Estar aberto a esses novos formatos de aprender e ensinar é um ponto fundamental nesse processo de mudanças. Tudo começa com a adaptação do planejamento escolar para suprir a necessidade de inserir os novos formatos de aprendizado e tecnologia na sala de aula. Sua escola está aberta para essas mudanças?
Pensando nisso, listamos os cinco motivos do porquê sua escola precisa inserir a tecnologia na sala de aula.
1 – Tecnologia ajuda os professores a prepararem os alunos para o ambiente do mundo real
Em um mundo no qual a tecnologia faz parte do dia a dia de todos e principalmente das novas gerações, é papel da escola incentivar os alunos a obterem o melhor desse cenário. Prepará-los para o ‘futuro’ é uma das maiores dificuldades encontradas hoje no ambiente escolar, e ao mesmo tempo é o que torna essa missão tão crucial para as escolas que querem se destacar.
Lidar com a tecnologia de uma forma saudável é uma passo importante na formação social e profissional dos estudantes. Logo o investimento nessa integração entre “tecnologia + sala de aula” é um ponto crucial para aqueles que buscam se destacar em seus mercados.
2 – Novos formatos para trabalhar conteúdos melhoram a didática utilizada em sala
É fato que as novas gerações respiram tecnologia, e a internet é o motor propulsor dessa interação. Por meio dela eles podem, em um clique, visitar lugares, conhecer novas culturas ou ler um livro. E por que não utilizar esse hábito a favor dos professores na sala de aula?
O ambiente online fornece inúmeras formas de transmitir a matéria fugindo das formas tradicionais. Aplicativos, sites e games são excelentes ferramentas para ensinar conteúdos de forma inovadora e sem perder a didática.
3 – A interação entre os alunos aumenta em um ambiente tecnológico
Ao renovar os formatos de entrega do conteúdo, o reflexo imediato é o aumento da receptividade dos estudantes. Na prática, podemos notar que a interação na sala de aula aumenta, incentivando a colaboração entre eles. Atividades comuns como trabalhos em grupos passam a ter outra dinâmica em um ambiente que incentiva o uso de novas ferramentas.
Claro que essas alterações precisam ser graduais e sempre baseadas em avaliações constantes. Cada turma pode receber o novo formato de uma maneira e cabe aos professores e gestores escolares avaliarem os resultados e possíveis melhorias no processo.
Fonte: Clip Escola
Postado por Abime | www.abime.com.br