28 de abril de 2025
Abime
Inovação Notícias

CIRA: Conheça o aplicativo da USP que corrige sua redação

CIRA

Foto: USP/Divulgação

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, criaram uma ferramenta para ajudar os estudantes a melhorar suas habilidades em redação – tarefa que tem o maior peso em vestibulares e no Enem.

O Corretor Inteligente de Redações Automático (Cira) é um aplicativo gratuito baseado em inteligência artificial que corrige e estabelece uma pontuação para a redação, além de apresentar sugestões de como o usuário pode melhorar o texto.

A ferramenta  foi criada a partir de uma base de 100 mil redações da empresa Letrus. Elas foram corrigidas e pontuadas por professores de acordo com as competências requisitadas pelo Enem. Seguindo esses critérios, o sistema registrou os aspectos que precisam ser considerados na  correção e como estabelecer uma nota.

Como usar o corretor inteligente

O aplicativo da Cira está disponível para o sistema Android, e também é possível fazer a correção pelo site da ferramenta. O estudante deve preencher o tema da redação e digitalizar o texto. A leitura pela câmera ainda não está habilitada. Após fazer a transmissão do arquivo, o sistema apresenta ao usuário uma tela de resultados, em que constam a nota atribuída à redação e estatísticas sobre o texto, como número de palavras, conectivos e erros.

Os erros encontrados ficam marcados em vermelho. Ao clicar em cima deles, abre-se uma janela que explica qual o problema e como corrigi-lo. O corretor identifica confusão de palavras, redundâncias, clichês, repetições, problemas de estilo, erros ortográficos, gramaticais, sintáticos e de pontuação. A argumentação não é avaliada, só a estrutura do texto. Por isso, não é possível dizer que a nota do app seria a mesma dos corretores. Mas ela dá uma boa ideia de onde o estudante precisa melhorar.

O Cira é resultado do projeto de iniciação científica Gabriel Nogueira, que cursa Bacharelado em Ciências de Computação no ICMC. E ele preparou um vídeo para demonstrar como a ferramenta funciona na prática.

Nos comentários do vídeo, muitos usuários elogiaram o aplicativo. “Amei o app, muito eficiente e a correção é sensata!”, escreveu uma usuária. Ela também sugeriu que a correção mostrasse a pontuação por competência: “assim o aluno pode ter uma visão melhor sobre quais quesitos precisa melhorar”. Os responsáveis responderam que a pontuação por competência está plano e deve ser inserida em breve ao sistema. CIRA

Fonte: Guia do Estudante

Postado por Abime Abime-volta-as-aulas-para-fevereiro

Related posts

Os fatores que vão impactar o futuro da educação

ABIME

Parceria com Suécia estimula participação de meninas na área de exatas

ABIME

Decreto regulamenta garantia de internet para educação básica pública

ABIME

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.