23 de janeiro de 2025
Abime
Notícias

Decreto regulamenta garantia de internet para educação básica pública

Abime-decreto-regulamenta-garantia-de-internet-para-educacao-basica-publica

Foto: Divulgação

O governo federal editou decreto que regulamenta a garantia de internet para a educação básica pública. O ato, que ainda será publicado no Diário Oficial da União, disciplina o repasse estabelecido pela Lei 14.172, de 10 de junho de 2021, que trata da garantia de acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e professores da educação básica pública.

Segundo a Secretaria Geral da Presidência da República, o decreto traz informações sobre prazos, forma de repasse dos recursos e prestação de contas de sua aplicação, garantindo a correta e transparente aplicação dos recursos.
A Lei 14.172 prevê a destinação pela União aos estados e Distrito Federal de R$ 3,5 bilhões para aplicação em ações para garantir o acesso à internet, para fins educacionais, em virtude da calamidade pública decorrente da covid-19.
São beneficiários da medida alunos da rede pública de ensino pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), além dos matriculados nas escolas das comunidades indígenas e quilombolas, bem como os professores da educação básica da rede pública de ensino dos estados, DF e municípios.
De acordo com a Secretaria Geral, o decreto estabelece que os valores serão executados de forma descentralizada, por meio de transferências (fundo a fundo) da União aos estados e ao Distrito Federal, por meio da Plataforma +Brasil. Os valores serão calculados a partir de dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Publicado por Abime

Related posts

MEC quer ampliar oferta de cursos na área de energia renovável

ABIME

Escolas particulares reprovam esquema de volta às aulas da PBH: ‘Inviável’

ABIME

Enem 2020: Giovanna Coimbra, atriz de ‘Bom Sucesso’ e aluna de engenharia, faz ‘lives’ de matemática para alunos da rede pública

ABIME

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.