E.E. Professora Maria Ribeiro Guimarães Bueno fez alunos passarem mais tempo dentro da biblioteca
Espalhadas por todo Estado de São Paulo, as Salas de Leitura são ambientes que estimulam o aprendizado dos alunos da rede através de um trabalho interdisciplinar. Em muitas escolas estaduais, elas são responsáveis por mudar o hábito de muitas crianças e jovens.
Na capital, por exemplo, a E.E. Professora Maria Ribeiro Guimarães Bueno usou a leitura para tornar o ensino dos estudantes mais dinâmico e interativo através da Sala de Leitura da unidade. Para quem gosta de ler, escrever, conversar e até jogar xadrez, o ambiente ficou muito mais interessante.
“A ideia é transformar esse ambiente em um espaço de interação, um espaço vivo onde haja uma convergência de várias coisas”, explica a docente idealizadora do projeto, Norma Sueli Zuccheratto Perez. “Aqui a gente se emociona e traz o aluno para um outro mundo, uma outra realidade”, completa.
Colorida e agradável, a “Sala de Leitura Interativa” desperta o interesse dos estudantes para frequentar o local. “Eu fiquei muito curiosa e falei ‘ah, eu quero ver a biblioteca da escola’. Eu vim conferir, achei bem legal e estou aqui todos os dias”, conta a aluna Isabella Silva.
Além disso, o intuito da iniciativa é fazer com que os alunos sejam o tempo todo estimulados a conhecerem novas aventuras por meio dos livros, visto que, com a tecnologia, muitos deles acabam desinteressados.
“Hoje na escola tem muito mais alunos que valorizam o livro comparado com anos anteriores”, afirma outra professora da unidade, Danila Lofrano.
Luccas Enrique dos Santos se enquadra muito bem nesse nicho. “Na minha cabeça é uma 3ª Guerra Mundial entre o livro e o videogame. Mas, assim, às vezes eu prefiro ler um livro, mesmo”, brinca o pequeno.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Educação | http://www.educacao.sp.gov.br
Postado por: ABIME | www.abime.com.br