Foto: Alfredo Osorio Trujillo
Instituições que garantirem ambientais saudáveis receberão certificado.
Aqui e ali as escolas estão começando a discutir a reabertura dos portões para retomar as aulas presenciais no segundo semestre deste ano. A fim de garantir um retorno mais saudável aos estudantes em um cenário pós-pandemia, um grupo de psicólogos e pedagogos desenvolveu um conjunto de materiais com orientações às instituições de ensino.
O material reúne orientações, dicas, vídeos e atividades, sempre de maneira lúdica e prática, para que professores e gestores educacionais possam planejar a retomada. O conteúdo conta com propostas para diferentes públicos, que incluem alunos da educação infantil ao ensino médio, professores, familiares e funcionários das escolas.
No programa, as escolas recebem semanalmente novos conteúdos e, ao final, ganham o Selo Azul, um atestado de que estão em conformidade com boas práticas de acolhimento dentro de ambientes saudáveis. A iniciativa foi criada pelo Laboratório Inteligência de Vida – LIV, programa socioemocional presente em mais de 350 escolas e que integra o grupo Eleva Educação.
“O LIV desenvolveu o Selo Azul para que possamos construir, juntos, comunidades mais fortes, redes mais sustentáveis e ambientes mais saudáveis onde as emoções são levadas a sério e os espaços são seguros para que todos se sintam acolhidos”, comenta Joana London, psicóloga e gerente executiva pedagógica do LIV.