Aplicar características arquitetônicas inovadoras e promover o uso de novas mídias são os objetivos desse novo conceito de sala aos estudantes da rede
O Secretário da Educação do Estado de São Paulo, João Cury, inaugurou nessa sexta-feira, dia 21, os primeiros laboratórios de inovação da rede estadual de ensino: o “Edulab”, na Diretoria de Ensino Leste 5, e o “Inovação Lab”, na EE Caramuru. Esta escola foi escolhida graças ao desempenho de seu grêmio estudantil, o Ação Jovem, que é bastante atuante e tem uma boa integração com a direção da unidade.
A sala de inovação é uma proposta desenvolvida pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), adotada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE), com a coordenação pedagógica da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP). É um ambiente dedicado ao aprendizado, baseado no protagonismo do aluno, com equipamentos fundamentais para a realização de projetos e materialização de protótipos dos estudantes.
Nessa parceria, a FDE se responsabilizou pela concepção espacial, design do
mobiliário, comunicação visual e implantação física na unidade escolar e na
Diretoria de Ensino. Os projetos foram realizados com tecnologia BIM (Building
Information Modeling), que une as informações e os detalhes do projeto de
construção para criar um modelo 3D da obra.
A sala terá conexão Wi-Fi e dispositivos móveis (notebooks) para todas as atividades e contemplará as seguintes possibilidades de desenvolvimento: investigar, criar, desenvolver, interagir, colaborar e apresentar.
Ressignificar a sala de informática de uma escola estadual e aplicar a ela características arquitetônicas inovadoras, com metodologias ativas, e promover o uso de novas mídias são os objetivos deste projeto piloto. Os resultados orientarão uma possível expansão para toda a rede estadual.
Fonte: FDE | http://www.fde.sp.gov.br/
Postado por: ABIME | www.abime.com.br