via Por Vir
Publicação organizada pelo programa Escolas Transformadoras mostra como essa competência pode ser uma ferramenta para transformar a educação
O pensamento científico, crítico e criativo é uma das dez competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Com essa olhar, o programa Escolas Transformadoras, realizado no Brasil pela Ashoka e pelo Instituto Alana, lançou o livro digital “Criatividade – mudar a educação, transformar o mundo” (clique para baixar), que mostra como a criatividade pode ser uma competência para transformar a educação.
Disponível para download gratuito no site do programa, o e-book foi escrito por estudantes, professores, gestores de escola, pesquisadores, profissionais de terceiro setor e professores universitários. Entre outros temas, ele traz reflexões inspiradas por 43 autores e autoras que assinam 15 textos.
O livro digital teve sua origem no Encontro Nacional, que aconteceu em agosto de 2018, no Instituto Brincante. Durante o encontro, foram organizadas vivências sobre criatividade para fomentar diálogos e trocas entre a rede.
A publicação traz experiências realizadas nas cinco regiões do país, em cidades de 11 estados brasileiros: Manaus (AM); São Miguel das Matas (BA); Fortaleza (CE); Distrito Federal (DF); Cidade de Goiás (GO); Belo Horizonte (MG); Bananeiras (PB); Glória de Goitá (PE); Jacarezinho (PR); Porto Alegre e Viamão (RS); e São Paulo, Cotia e Campinas (SP). Também é apresentada uma experiência internacional ocorrida em Portland, nos Estados Unidos.
Fonte: Por Vir – Inovações em Educação | http://porvir.org/
Postado por: ABIME | www.abime.com.br