12 de outubro de 2024
Abime
Notícias

Qualificação internacional para professores está com inscrições abertas

aprendizagem qualificação internacional

Foto: Educa Mais Brasil

São 40 mil vagas de qualificação internacional para curso on-line ABC

O Ministério da Educação anunciou a abertura de 40 mil vagas para o curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). A oportunidade é voltada para professores da área de alfabetização, com foco no ensino dos alunos da pré-escola até o 2º ano do ensino fundamental.

As inscrições para a qualificação internacional tiveram início nessa terça-feira (8) e seguem abertas até o preenchimento das vagas. O curso terá início em 11 de janeiro de 2021 e a duração prevista é de 160 horas, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec).

O curso ABC se propõe a ofertar uma qualificação internacional de nível aos profissionais da alfabetização, aliando a teoria e a prática.

A iniciativa é parte do programa Tempo de Aprender e foi viabilizada por meio de uma cooperação internacional entre a Capes, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, a Universidade do Porto (UP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

Defende o ministro da Educação Milton Ribeiro:

“Construir fundamentos educacionais sólidos exige um olhar especial à formação de professores alfabetizadores. Os reflexos desse empenho poderão ser constatados não apenas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, mas em todo o sistema educacional”

A formação ABC é composta por um Manual Teórico, de 24 capítulos, elaborado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e um Programa de Intervenção Prático, desenvolvido pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura do Instituto Politécnico do Porto.

A Universidade Aberta de Portugal ficou responsável por gravar as videoaulas e produzir as legendas para o português do Brasil.

O curso conta com investimento de R$ 6,3 milhões da Capes. A parceria prevê, além da formação a distância, levar professores alfabetizadores a Portugal em 2021 e 2022. Neste ano, o curso foi convertido para a modalidade on-line por conta do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Fonte: Estado de Minas

Postado por Abime

Related posts

Escolas municipais devem ter aulas remotas ou híbridas em 2021

ABIME

Governo de SP autoriza retomada dos cursos na área da Saúde

ABIME

Escolas já se preparam para a volta

ABIME

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.