Foto: Enem/Divulgação/Reprodução
Para checar o desempenho, os inscritos no exame devem se cadastrar na plataforma gov.br
As notas dos ‘treineiros’ do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 estão disponíveis a partir desta terça-feira, 17 de março. Na modalidade, jovens que ainda não se formaram no ensino médio realizam o exame para testar habilidades e se preparar para a prova em oportunidade futura.
Na plataforma, o inscrito ‘treineiro’, assim como todos os participantes do exame, vai ter acesso ao espelho individual da redação, que traz a pontuação alcançada pelo participante em cada uma das competências avaliadas pelos corretores.
Ao todo, são cinco competências: domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreensão e atenção ao tema proposto; seleção, organização e interpretação de fatos, opiniões e argumentos em defesa de ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação; e respeito aos direitos humanos.
Acesso.gov.br – Para acessar o desempenho na prova e os detalhes da correção da redação, os inscritos devem se cadastrar no portal gov.br, a nova plataforma do governo federal.
A plataforma eletrônica unifica, de forma gradativa, todos os serviços digitais dos órgãos federais, com foco nas necessidades do usuário de serviços públicos. Para se cadastrar no endereço acesso.gov.br, confira abaixo o passo a passo:
- acesse a Página do Participante no enem.inep.gov.br;
- na tela, aparecerá o aviso: PARTICIPANTE – ENTRAR COM GOV.BR;
- o botão direciona o participante para o gov.br;
- clique em Crie sua conta;
- informe CPF, nome completo, celular e e-mail válido;
- marque Não sou um robô e, depois de aceitar os termos de uso e política de privacidade, clique em continuar;
- o participante receberá a mensagem no seu e-mail com o link para validação;
- o participante poderá optar pela validação via SMS. Clique no link da mensagem para ativar o formulário de cadastro. Na opção de validação por SMS, será solicitado o código enviado para o celular;
- digite o seu CPF e defina uma senha forte (utilize letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos), salve no seu navegador, se preferir, ou mantenha em local seguro;
- você vai precisar da senha em todas as vezes que entrar no sistema do Enem e em todos os serviços do Governo Federal;
Cadastro realizado, vá a Página do Participante
- volte à Página do Participante e vá no aviso PARTICIPANTE – ENTRAR COM GOV.BR. Pronto! Agora, é só entrar com o usuário (CPF) e senha e conferir as notas.
Está disponível o espelho da redação (pode ser baixado no seu dispositivo). O participante também tem acesso à vista pedagógica, que descreve os motivos da pontuação atribuída pelos corretores para cada uma das cinco competências.
Enem – Realizado pelo instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Os participantes fazem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que, ao todo, somam 180 questões, além da redação.
Fonte: Portal MEC
Postado por Abime | Abime.com.br