12 de junho de 2025
Abime
Inovação

Festival Pint of Science

via Por Vir – Inovações em Educação

O bar pode ser um local para discutir algo tão importante quanto a ciência e de forma descontraída, sem jargões e mantendo a credibilidade científica para a sociedade. Esse é o objetivo do Festival Pint of Science, que acontece entre 20 e 22 de maio com o objetivo de derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa.

Por trás do festival há uma equipe nacional de 10 pessoas, sete coordenadores regionais, os coordenadores dos municípios participantes e ainda os coordenadores de cada estabelecimento que recebe o festival. São voluntários, muitos estudantes de pós-graduação e envolvidos com na área científica das melhores universidades do país com o objetivo de explicar para a população como a ciência funciona e suas novas descobertas.

Neste ano, o festival acontece em 24 países e o Brasil é o campeão, com 87 municípios. Os temas continuam diversos: vacinação, mudanças climáticas, câncer, vida em marte, modificação genética de bebês e por aí vai.

Histórico 

O festival acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios; em 2017 o festival esteve em 22 cidades e em 2018, foram 56 participantes! Este ano, 2019, estamos em primeiro lugar com 89 cidades recebendo o festival; em segundo está a Espanha, com 72.

Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College de Londres que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.

– Veja o mapa de bares e a programação

Fonte: Por Vir – Inovações em Educação | http://porvir.org/

Postado por: ABIME | www.abime.com.br

Related posts

MEC permite incluir atividades a distância no calendário do ano letivo

ABIME

Alfabantu Professora cria aplicativo para ensinar idioma africano nas salas de aula

ABIME

Bienal do Rio amplia Fórum de Educação

ABIME

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.